quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DECEPCIONAR-SE COM AS PESSOAS

Quem nunca decepcionou-se com alguém que admira, convive, relaciona-se que atire a primeira pedra. Decepcionar-se com as pessoas é da natureza humana, pois criamos expectativas em torno daqueles que temos admiração e estima.
O problema é quando colocamos homens em pedestais de idolatria, e aqui me refiro a todos seres humando no geral inclui-se aqui os filhos e pais, cônjuges, tios, primos, amigos, colegas de trabalho ou seja todos as pessoas com as quais temos um grau de relacionamento social e afetivo.
É possível relacionar-se com alguém e não decepcionar-se? Talvez, mas a probabilidade é quase nula.
Ai eu te pergunto.
Como lidar com a Decepção?
A melhor forma é não se decepcionar, aproveite o momento emocional para reprogramar suas atitudes para não esperar nada de ninguém. Por aqui eu também poderia parar, mas como isso leva a segunda pergunta:
E como é possível não esperar nada de ninguém?
Pense comigo vou dar um exemplo basico do dia a dia.
Você se decepcionou pois esperava que Fulano se lembrasse do seu aniversário. O padre da sua igreja também não lembrou do seu aniversário, taõ pouco o Carteiro, o Cara que faz a leitura da sua energia elétrica, talvez o Seu João da padaria lembrou… A primeira frase que virá em nossa mente é: mas que me importa que todas essas pessoas não se lembraram, para mim era importânte que Fulano lembrasse de mim.
Bom, qual a diferença entre o carteiro e o Fulano ? Do carteiro você não esperava nada, mas do Fulano sim. Logo, você é o causador de sua decepção não é? E isso é que mais doi na gente, somos nós mesmos que enfiamos o garfo em nossos corações.
Pergunte-se mais, por que é importante que Fulano lembre do meu aniversário? Algumas respostas poderiam ser:
  1. Por que assim ele mostra que se importa.
  2. Porque quem ama lembra
  3. Porque eu sou tão carente de atenção que se não lembrarem do meu aniversário isso reforçará a minha baixa auto-estima me fazendo sentir a última das criaturas.
Para a resposta número 1: E por que é importante que ele se importe?
Para a resposta número 2: Você ama tudo o que lembra?
Para a resposta número 3: ah… você entendeu né?

Sabemos que a Decepção amorosa é a mais devastadora de todas.
Então vai ai uma dica de como lidar com a tal.
Embora no inicio pareça que o mundo vai acabar, não deixe se levar, pois acredite essa decepção fará com que você cresça muito em sua vida. O segredo é colocar seu pensamento em outra área, seja escola, trabalho ou amigos, enfim, nessa fase fique próximo de quem você ama.
Evite falar com a tal “pessoa”, isso o ajudará a esquece-la. Outra extremamente importante, porém difícil de se seguida é, ficar com outras garotas, pois a fila tem que andar não acha? Sim, isso ajudará você esquece-la também.
No inicio vai aparecer o fim do mundo, parecer que nada tem graça, que nada é legal, que não existem pessoas com quem você pode conviver além dela, mas a sim, mostre que você tem personalidade, esse é um grande quesito também. Não deixe se abater.

Assim acabo concluindo que Temos que ter em mente que ninguém é perfeito, ou seja, as pessoas cometem erros e vão nos decepcionar muitas vezes. Temos que estar preparados para esse tipo de situação e tentar entender que nem tudo é como queremos, a vida não costuma ser justa ou plausível de sentido.

A decepção sempre vai existir: uma traição, a inveja de um amigo, o fracasso no trabalho... Independente da forma que ela se apresenta, temos que estar cientes da coragem para enfrentar o problema. A fé na vida e o pensamento positivo podem ajudar nesse momento tão complicado e doloroso.




Um comentário:

  1. Parabéns Larinha pelo seu texto isso me ajudou muito a aprender a NÃO ESPERAR NADA DE NINGUÉ!

    bjoss Te Adoro

    ResponderExcluir